Dicas Grand Eventos

Cava, Prosecco, Champagne, Cremant… Quais as diferenças?

Todos os descritos acima são espumantes, que por definição é um vinho que tem nível significativo de dióxido de carbono, fazendo-o borbulhar quando servido. O dióxido de carbono resulta de fermentação natural. E as principais diferenças entre estes estão na região que o produz, nas castas usadas e no método de fermentação – o Charmat e o Champenoise (tradicional) – o primeiro ocorre em enormes tanques (principalmente de inox) e o segundo dentro da própria garrafa. Outra grande diferença é em relação ao açúcar residual, são estes: Extra-Brut (Extra-Bruto) – também denominado Pas-dosé ou S auvage ou Brut-Zéro ou Brut-Intégral ou Nature); Brut (Bruto); Extra-Sec (Extra-Seco); Sec (Seco); Demi-sec (Meio-Seco) e Doux (Doce) – Sendo ordenados em ordem de menor para maior concentração de açúcar.

  • CHAMPANHE: Produzida exclusivamente na região homônima, localizada na França, nordeste de Paris. Utiliza o método champenoise e as uvas Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay.
  • PROSECCO: Italiano, produzido com a uva glera ou prosecco (daí a confusão de chamar vários outros espumantes que usam essa uva também de prosecco), método Charmat.
  • CAVA: São os vinhos espumantes produzidos na Espanha pelo método tradicional (champenoise) com uvas Macabeo, Xarello e Parellada.
  • CREMANT: São os espumantes franceses, produzidos também pelo método champenoise, mas deregiões distintas de Champagne – tem da Bourgogne, no Loire, d’Alsace, entre outros.

Há ainda Franciacorta (Itália), Sekt (Alemanha), entre outros e os espumantes sem regulamentação de regiões, produções, e uvas – como é o caso dos nacionais (o que não significa que não
tenha qualidade).

Garrafas X Convidados

A quantidade de garrafas é uma base de informação para seu cálculo. Mas o ideal é consultar o(a) cerimonialista, pois cada festa tem sua própria história e diferentes convidados, questões como: Há muitos idosos e crianças na festa? Há mais mulheres do que homens? A festa será um jantar intimista com serviço à francesa ou será uma balada na praia em noite de calor? Há muitos apreciadores de vinho tinto? A maioria dos convidados não bebem? Tudo isso é importante para poder calcular a quantidade de bebidas ideal para sua festa.

Qual a quantidade de garrafas de Espumante por pessoa?

Depende muito do horário, da duração da festa e principalmente da variedade de bebidas que os noivos oferecerão aos convidados, mas na maioria das vezes em um casamento que não servirá cerveja à vontade, noturno com duração mínima de 4 horas , falamos em 1 garrafa para 3 pessoas. Quando há bar de drinques, a quantidade de garrafas de espumante pode diminuir um pouco.

Qual a quantidade de garrafas de Vinho tinto por pessoa?

Nesse caso o que influencia é o serviço e o perfil dos convidados. Algumas vezes o tinto é oferecido apenas no momento em que é servido o jantar, neste caso, calculamos 1 garrafa para 8 pessoas.  Se for servido durante todo o evento, falamos em 1 garrafa para 6 pessoas.